sábado, 13 de abril de 2013

Visita de Campo com alunos e professores do curso de Agroecologia do CEAH

Hoje, dia 13 de abril de 2013, alunos e professores do Curso Técnico em Agroecologia do Centro Educacional Antonio Honorato, em Casa Nova -BA, visitaram a Fazenda PRITAM FRUT EXPORTAÇÕES LDTA,  com o objetivo de conhecer a realidade da agricultura local, analisando as vantagens e desvantagens da agricultura convencional e observar o comportamento das culturas e técnicas utilizadas pela empresa visitada.
Contamos com o apoio do chefe de controle de qualidade, João de Oliveira, que nos prestou muitas informações e explicou todo processo:  o manejo cultural da manga ,controle sistemático de irrigação, realização de podas corretas, adoção de técnicas de indução floral, controle de pagas e doenças, etc.

Os alunos tiveram a oportunidade de entender como ocorre a  indução floral, que  é a técnica utilizada pelos produtores de manga visando produzir frutos em qualquer época do ano. E aprenderam também que a  poda da mangueira pode ser na planta jovem, poda de formação, e na planta adulta, chamada poda de produção. 
A colheita dos frutos devem ser colhidos manualmente, usando-se um instrumento de corte ou tesoura de poda sanitizados. O corte do pedúnculo deve ser feito com pelo menos 3 cm, para evitar vazamento de látex. 
A seleção dos frutos sem valor comercial, imaturos, muito maduros, deformados, apresentando manchas, danos mecânicos ou defeitos nutricionais, devem ser eliminados. Os selecionadores devem estar posicionados comodamente, para que sua atenção não seja desviada, e devem ser bem treinados com relação aos critérios e padrões de qualidade exigidos. 
 É aplicado uma emulsão aquosa de grau alimentício à base de cera , que é aplicada em frutos limpos e secos, através de bicos de aspersão, à medida em que os frutos passam por esteira com roletes. 
As exigências básicas do material de embalagem para manga são: proteger contra danos mecânicos; permitir ventilação para evita acúmulo de gás carbônico e calor; ajustar-se às normas de manejo, tamanho, peso e ser fácil de abrir; ser de custo compatível com o do produto.

A embalagem deve ter conteúdo homogêneo, com frutos da mesma origem, variedade, qualidade e tamanho. A parte visível da embalagem deve ser representativa de todo o conteúdo. Na caixa devem vir descritos, no mesmo lado, por extenso e de forma legível a identificação comercial, natureza e origem do produto.
O pré-resfriamento é realizado em câmara fria, que requerem, aproximadamente, 4 a 6 horas para reduzir a temperatura dos frutos a 10ºC. A umidade relativa do ar, durante o resfriamento, deve ser mantida em 85-95%, para evitar perda de água nos frutos.



Os alunos gostaram muito da visita de campo e os professores já estão programando uma visita na EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário