quinta-feira, 18 de abril de 2013

Preparando a terra

Os alunos do Curso Técnico em Agroecologia do CEAH colocam a mão na massa... ou melhor,  a mão na enxada! rsrsrrs


Depois de decidido a localização da horta orgânica no CEAH, os futuros técnicos em Agroecologia  começaram  a preparar a terra. O próximo passo será a adubação orgânica. Os adubos orgânicos são resíduos animais (esterco, urina) ou vegetais (folhas, palhas e outros). Os adubos orgânicos contém nutrientes, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e micro-nutrientes, especialmente cobre e zinco que são elementos importantes para a horta. 
É da vida que existe dentro do solo que depende toda vida que existe sobre o solo, ou seja, o solo é a base mais importante da produção, tanto vegetal quanto animal. Podemos  comparar o solo com uma fábrica, onde trabalham dia e noite milhões de organismos vivos. Assim, a matéria orgânica produzida é a principal fonte de energia destes organismos, sendo, portanto, considerada a “alma” do solo, pois oferece condições de crescimento a diversificação das espécies benéficas (minhocas, besouros, fungos, bactérias ) que existem no solo, proporcionando uma relação mais equilibrada entre as populações de cada espécie. Além disso, melhora  a resistência das plantas, pois  aumenta bastante a capacidade do solo em armazenar água, diminuindo os efeitos da seca. Também é importante misturar bem essa adubação com a terra do canteiro.

Devemos ter todo o cuidado na sua produção evitando todo e qualquer tipo de adubação química ou agrotóxicos. É preciso que estejamos atentos  a segurança alimentar de nossas famílias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário